SERVIÇOS VETERINÁRIOS

Visa o acompanhamento reprodutivo do rebanho, permitindo um melhor planejamento da estação de monta, utilizando técnicas como Inseminação artificial em tempo fixo (IATF), reduzindo o período de nascimentos e favorecendo a padronização dos lotes de terneiros, impactando diretamente na comercialização, garantindo lotes homogêneos e valorizados no mercado.
Na consultoria também é monitorada a sanidade reprodutiva do rebanho, através de calendário sanitário e identificação de fêmeas inférteis, abortos e perdas gestacionais.
Um rebanho mais eficiente reprodutivamente gera maior número de terneiros desmamados por ano e aumento a produção por hectare da fazenda, acelerando o retorno sobre o investimento e garantindo a sustentabilidade do negócio.
Porque fazer?
- essencial para otimizar a gestão reprodutiva e produtiva do sistema.
- identificar com precisão vacas prenhas e o momento de parto, possibilitando formação de lotes com parições contemporâneas.
- facilita manejo nutricional e sanitário das matrizes pré parto
- detecta vacas não prenhas, as quais vão gerar caixa para a fazenda
- melhora aproveitamento do campo com animais produtivos


O exame ginecológico avalia a saúde reprodutiva das matrizes, através da palpação retal e ultrassonografia, é possível diagnosticar prenhez, identificar problemas reprodutivos e avaliar a condição dos ovários e do útero.
Esse exame permite a seleção de matrizes aptas para reprodução, auxiliando no planejamento da estação de monta.
Além disso, a identificação precoce de doenças reprodutivas e de fêmeas inférteis possibilita um manejo mais eficiente, reduzindo perdas e aumentando a taxa de prenhez e a produtividade da fazenda.
Nesse exame é realizada avaliação geral, como escore de condição corporal, aprumos, visão reprodutiva do animal, incluindo exame dos testículos, epidídimos, e pênis, além da coleta e análise do sêmen.
A motilidade, morfologia e concentração dos espermatozoides são verificadas para assegurar que o touro possui uma boa qualidade seminal e está apto para a reprodução.
A realização do exame andrológico evita a utilização de machos inférteis e identifica animais com patologias reprodutivas, reduzindo o risco de falhas na estação de monta e garantindo uma maior taxa de prenhez no rebanho.


Consiste em um protocolo hormonal que sincroniza a ovulação das fêmeas, maximizando as chances de fertilização, possibilita inseminar um lote maior de fêmeas e utilizar touros de genética superior comprovada.
Porque fazer?
-
Aumento na taxa de prenhez
-
Concentração de partos
-
Aumento dos nascimentos no inicio da estação de parição
-
Produção de terneiros do cedo, consequentemente maior peso ao desmame
-
Retirada das fêmeas do anestro